Como Estudar para o ENEM – Novembro está chegando e com o penúltimo mês do ano aproxima-se também um dos momentos mais importantes para milhares de estudantes brasileiros que finalizaram ou estão por finalizar o Ensino Médio.
Trata-se do ENEM 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) que será aplicado em todo o Brasil nos dois primeiros domingos, a saber: 04 e 11 de novembro de 2024. Nestes dois dias todos os inscritos farão provas objetivas e de redação, que contemplam matérias e temas respectivamente relacionados ao Ensino Médio.
Se você faz parte desse grupo sabe o quanto é importante intensificar os seus estudos, para poder garantir o sucesso, e foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo para te dar “aquela forcinha extra”.
Conteúdo
Como Estudar para o Enem
A prova do ENEM é considerada com uma das mais pesadas, já que são avaliadas várias disciplinas, assuntos e competências. Como toda prova, a preparação do ENEM deve ser contínua para que possa trabalhar as suas maiores dificuldades, aperfeiçoar e aprofundar os seus conhecimentos.
É claro que dedicar algumas horas de estudo diárias fazem diferença. Não há necessidade de se sacrificar e estipular uma quantidade grande como, por exemplo, 8 horas, pois logo você perde o pique e desanima.
É melhor estipular uma quantidade menor, algo em torno de 4 horas, mas que sejam consistentes para que consiga ter os resultados esperados. Além disso, agregue a sua rotina de preparação muita leitura e treinamento da redação, nem que esta seja uma vez por semana.
Você pode pegar os temas que foram cobrados nas provas anteriores e escrever uma redação dentro dos padrões solicitados pelo Exame para ir se habituando. Quanto à leitura, invista em livros, jornais e revistas sobre temas variados, inclusive as atualidades que podem ser facilmente cobradas no dia da prova.
Como Estudar para o Enem de Forma Grátis
Existem várias formas de estudar para o ENEM. Você pode conciliar o tempo de sua preparação entre a escola e/ou cursinho com um reforço doméstico. E se você possui o acesso à internet pode aproveitar e fazer testes e simulados para analisar o seu desempenho.
Programas como “Hora do ENEM” do canal TV Escola no Youtube são excelentes para te auxiliar, pois são apresentadas informações e dicas bastante úteis de forma dinâmica que facilitam a sua memorização.
Matérias que Você Deve Estudar
No ENEM as disciplinas são organizadas em quatro grandes grupos, a saber:
- Ciências Humanas e suas tecnologias – Compreende matérias como: Filosofia, História, Sociologia, Geografia. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes:
- Brasil colônia
- História do Brasil
- Idade Moderna
- Idade Contemporânea
- Cartografia
- Geopolítica
- Geografia Agrária
- Meio Ambiente
- Ética
- Globalização
- Mundos do trabalho
- Natureza do Conhecimento
- Ideologia
- Cultura e Indústria Cultural
- Democracia e Cidadania.
- Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Compreende matérias como: Física, Química e Biologia. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes:
- Meio Ambiente
- Biotecnologia
- Histologia e Fisiologia
- Mecânica
- Termodinâmica
- Citologia
- Óptica
- Leis da Física
- Química Orgânica
- Humanidade
- Eletricidade
- Ondulatória
- Físico-química.
- Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Compreende matérias como: Língua Portuguesa, Literatura, Arte e Língua Estrangeira. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes:
- Leitura e Interpretação de Texto
- Gêneros Textuais
- Compreensão Textual
- Domínio Lexical
- Análise do Discurso
- Artes e Leitura.
- Matemática e Suas Tecnologias – Deve-se priorizar os seus estudos com os seguintes conceitos importantes:
- Porcentagem
- Aritmética
- Probabilidade
- Funções
- Escala
- Gráficos e Tabelas
- Geometria
- Razão e Proporção.
Redação – Como Estudar
A redação é uma das provas que mais causam preocupação aos estudantes inscritos no ENEM, uma vez que a mesma é aplicada no primeiro domingo juntamente com uma das provas objetivas. Por isso é importante se atentar ao tempo para responder todas as questões e escrever bem sem sofrer bloqueios.
Leia bastante e acompanhe os telejornais. Escreva, no mínimo, uma redação por semana obedecendo os seguintes critérios avaliativos:
- Argumentação — Demonstre conhecimento sobre o tema abordado;
- Norma culta da língua — Utilize o português corretamente, sem abreviaturas, gírias ou palavras estrangeiras;
- Compreensão do tema — Mantenha-se dentro do tema abordado;
- Coesão — É importante que o texto tenha sentido;
- Solução — Apresente uma proposta para a resolução do problema abordado.
Agora é contigo. Boa sorte e sucesso!